Trabalhar com comércio exterior é saber que existirão muitos desafios, dentre eles, a redução de custos com fornecedores. Porém, essa escolha tem o poder de impactar todo o seu negócio e até trazer prejuízos irreparáveis para a empresa. Neste artigo, abordaremos as consequências de se escolher o fornecedor mais barato e qual a melhor forma de evitar esse problema.
Qual a importância de um bom fornecedor?
Um dos maiores desafios para importadores e exportadores é a redução de custos de suas operações, inclusive através da troca de fornecedores. Por envolver negociações internacionais, qualquer redução de custo pode impactar diretamente na margem de lucro da empresa. O problema é que o fornecedor mais barato pode nem sempre ser o melhor para o negócio.
Os fornecedores são extremamente importantes em uma relação de comércio exterior, ainda mais quando as partes não se conhecem. Nem sempre é possível estabelecer uma relação profunda e um conhecimento completo sobre o fornecedor. Ainda assim, a empresa espera receber um bom serviço e produtos de qualidade para o seu negócio. Em casos como esse, o ideal é procurar por fornecedores de confiança com experiência de mercado, para evitar problemas.
Como um produto ruim ou serviço sem qualidade impacta o negócio?
A redução de custos com fornecedores pode impactar as vendas da empresa por conta da qualidade do serviço oferecido. Com o mercado cada vez mais competitivo, o público procura por uma união de fatores que os ajude a escolher um comprador. Alguns desses fatores são:
- Preço;
- Qualidade do serviço e do material;
- Posição da empresa quanto a impactos ambientais e sanitários;
- Transparência quanto a questões fiscais.
Todos esses tópicos acima tem relação direta com o fornecedor, pois o produto reflete toda a empresa.
Como os fornecedores oferecem preços baixos?
Para concorrer no mercado, os fornecedores dispõem de várias estratégias que buscam o interesse dos compradores.
Criar uma relação de confiança com a empresa é a estratégia adotada por parte dos fornecedores. Ela pode ser a mais demorada, mas costuma ser também a mais duradoura e eficiente, pois pelo tempo de parceria, o fornecedor pode oferecer vantagens (como melhores formas de pagamento, descontos ou valores diferenciados), que não oferece a novos clientes.
Outros fornecedores preferem se estabelecer no mercado por seus preços baixos. A questão é que esses fornecedores só conseguem entregar o produto por um valor tão baixo devido a algum corte na produção, o que pode ter consequências como a baixa qualidade do material, o pagamento incorreto do quadro de funcionários e a inadimplência fiscal.
Todas essas questões são levadas em conta pelos consumidores no momento da compra, o que pode prejudicar as vendas de sua empresa no longo prazo. Dessa forma, a redução de custos com fornecedores que inicialmente parecia ser uma oportunidade de lucro, se torna um grande prejuízo.
Quais outras formas de reduzir os custos?
A redução de custos com fornecedores, felizmente, não é a única forma de melhorar as contas de uma empresa. Muitas vezes, o contrário é exatamente aquilo que traz mais benefícios para a corporação. Investir em um serviço de qualidade pode parecer arriscado a princípio, mas os benefícios a longo prazo podem ser muito interessantes. Ter um serviço de qualidade, ainda que não gere reduções de custo, pode atrair novos clientes, aumentar as vendas e, consequentemente, a lucratividade da empresa.
Outra forma de reduzir custos e aumentar a lucratividade é contar com o auxílio de empresas especializadas.
Pela experiência em comércio exterior, uma Trading Company, por exemplo, pode reduzir os riscos envolvidos nas operações de importação e exportação (como multas, retrabalhos, armazenagem ou custos extras), reduzindo os custos operacionais do negócio, mas mantendo a conformidade com as exigências legais e aduaneiras.
Além de otimizar os fluxos logísticos, essa parceria também oferece a possibilidade de redução de custos operacionais através de benefícios fiscais oferecidos pelos governos estaduais, como Santa Catarina.
Criados para aumentar a competitividade do setor produtivo, estimular os negócios e atrair investimentos, esses benefícios fiscais são concedidos a empresas que realizam o desembaraço aduaneiro de suas mercadorias nos portos e aeroportos do estado e têm como característica a redução ou isenção de tributos específicos.
Garantir um bom nível de serviço para empresas importadoras e exportadoras envolve muitas questões delicadas. Para oferecer a melhor qualidade de produtos aos clientes, a empresa deve contar com o auxílio de especialistas. Essa tarefa pode ser um desafio no início, mas as chances de crescimento e estabilização da empresa são realmente impressionantes.
Com a Linkmex, sua empresa conta com uma equipe de consultores altamente especializados em importação, exportação e desembaraço aduaneiro. Entre em contato conosco!