Ao pensar em fortalecer a economia de um país, é fundamental levar em conta as operações de comércio exterior.
Quando pensamos no âmbito empresarial, são os processos de importação e exportação que possibilitam o aumento das vendas e o crescimento de negócios desse tipo.
Mas, como nem tudo são flores, assim como em outras áreas, o comércio exterior também enfrenta alguns desafios. Esses desafios podem atrapalhar o funcionamento rotineiro de empresas que exportam e importam produtos.
É por isso que não basta só ter um bom planejamento, também é preciso entender como todo esse processo funciona para evitar gargalos e dar mais fluidez ao processo.
Neste artigo, vamos te mostrar quais são os 6 maiores desafios do comércio exterior e como lidar com eles.
Desafios do comércio exterior na exportação
Apesar de ter um grande potencial em ser um país exportador, o comércio exterior oferece desafios que travam esse processo. Veja a seguir!
- Documentações e burocracias aduaneiras
É inegável que em nosso país existe muita burocracia. Existem inúmeras etapas e regras que precisam ser cumpridas até que seja autorizado o embarque no terminal de zona primária.
E é exatamente por conta de toda essa burocracia, que se fosse simplificada ou automatizada, melhoraria e muito os processos e etapas referentes ao comércio exterior.
- Tributação
A complexidade da legislação tributária faz com que se tenha muitas dúvidas a seu respeito e traz também alguns desafios aos empresários de comércio exterior no Brasil.
Existem muitas regras relacionadas ao recolhimento de tributos, as altas taxas que incidem sobre os produtos nacionais que são exportados e isso faz com que a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional seja reduzida.
É justamente essa complexidade na tributação que abre precedente para erros, como por exemplo a emissão de notas fiscais e documentos, isso gera alterações na cobrança dos impostos, o que pode acabar em encargos e multas sem necessidade e que não eram esperados durante o processo.
- Precariedade na estrutura do comércio exterior no Brasil
Neste ponto, temos as dificuldades enfrentadas quando se trabalha com comércio exterior no Brasil.
Nosso transporte é muito dependente das rodovias e elas, muitas vezes, estão em estado precário.
Ao fazer uso em demasia do transporte rodoviário, isso gera uma maior taxação aos produtos que serão exportados.
Além disso, existe uma trava no setor logístico dos nossos armazéns e terminais, eles funcionam de maneira a desejar no que diz respeito a um processo de exportação rápido e menos custoso.
É por isso que os produtos brasileiros acabam não sendo competitivos com os de outros países no mercado internacional.
Desafios do comércio exterior na importação
Se na exportação nós já enfrentamos tantas etapas burocráticas para despachar os nossos produtos para o exterior, na importação o desafio é ainda maior, afinal, o governo quer garantir que ele tenha todo o controle das mercadorias que entram em nosso território, através dos órgãos intervenientes. Veja quais são os desafios do comércio exterior enfrentados na importação!
- Burocracias na importação
Se você não está acostumado a trabalhar com importação, vai se assustar com a quantidade de burocracia que é exigida. Além disso, você também vai ter que penar para encontrar todas as instruções necessárias, pois elas não são disponibilizadas facilmente.
Por exemplo, quando você vai concluir um despacho na importação, em muitos casos é exigido que se faça alguma etapas repetitivas, como mandar o mesmo documento para diferentes personagens da operação ou, também, incluir dados da carga em diferentes portais.
- Falta de padronização
O que chateia muitos importadores, é o fato de que você não vai ter nenhuma garantia de que porque você fez tudo certo e não teve problemas com essa importação, que na próxima se você seguir os mesmos passos também vai dar certo.
A grande questão é que no decorrer do processo podem surgir exigências extrafiscais, tanto de documentação quanto no despacho aduaneiro.
Outro ponto, é que seja boa ou ruim, todo mês existem mudanças na área, ou dos órgãos públicos ou dos intervenientes.
- Demora na alfândega
Todo o processo de importação é custoso, principalmente a armazenagem da carga durante a espera pela liberação dos órgãos competentes. O tempo que leva para a análise e liberação provoca atrasos nas operações, fazendo com que as empresas precisem planejar seus processos sempre contando com a demora alfandegária.
Bônus: Tecnologia
A tecnologia seria uma grande aliada das empresas para lidar com os desafios nos processos do comércio exterior. Ela permite que as empresas possam gerenciar as suas operações de importação e exportação, otimizando as etapas que podem ser automatizadas e proporcionando mais liberdade para que foque em outros pontos importantes para o negócio.
Se você tem uma empresa e está pensando em ingressar no comércio exterior, mas ainda tem dúvidas com relação aos desafios que irá enfrentar, conte com a Linkmex para te ajudar. Contamos com profissionais altamente qualificados que estão prontos para te atender. Entre em contato!