O mundo ainda está vivendo um momento bastante complicado. A pandemia não desencadeou apenas uma crise de saúde, mas impactou fortemente a economia mundial, as operações de importação e exportação entre os países e o transporte internacional de cargas.
Além do aumento da procura dos fretes imediatos para produtos relacionados ao combate à Covid-19, vindos da China. O fechamento de serviços e fronteiras internacionais também reduziu drasticamente a oferta de contêineres disponíveis, o que gerou um aumento significativo no preço dos fretes.
Outro fator também contribuiu para esse aumento: o novo comportamento de consumo no período de isolamento.
Esse cenário atípico desencadeou outros fatores que levaram ao aumento do frete internacional, exigindo que os importadores tivessem atenção no planejamento da logística de sua empresa.
Entenda os motivos que estão fazendo a demanda global por transporte internacional aumentar e encontre dicas de planejamento e estratégias para reduzir os impactos negativos em suas importações.
Motivos da alta demanda no transporte internacional
Um dos motivos para a alta demanda no transporte internacional, tanto marítimo como aéreo, é a mudança no comportamento do consumidor.
Com a necessidade de isolamento social, a maioria das compras têm sido realizadas online, o que ocasionou também o aumento de importações e exportações, segundo a Bloomberg.
A pandemia, inegavelmente, está no centro das mudanças. Os problemas começaram com o anúncio de fechamento das fábricas na China, gerando o cancelamento de diversas viagens de navio.
Por conta desses cancelamentos, vários contêineres deixaram de ser reposicionados. As saídas marítimas ficaram mais escassas e, com as inspeções de quarentena antes dos navios atracarem nos portos, o tempo de liberação dos contêineres só aumentou.
Igualmente, o setor aéreo também foi impactado. Com a interrupção dos voos, foi preciso integrar voos domésticos com voos cargueiros, atendendo às duas demandas e reduzindo prejuízos financeiros dos voos cancelados.
Devido a esse rigor nas operações, a alta temporada inesperada, ocasionou uma procura elevada com valores altos e prazos longos na entrega.
Como o mercado de importação ficou?
O Comércio Exterior sofreu com a ruptura de cadeias de processos e valores. Com o fechamento de fronteiras e até empresas, a entrega de muitas mercadorias sofreu atrasos.
Como cargas de materiais para o combate ao Coronavírus tornaram-se uma prioridade, consequentemente, outros tipos de cargas deixaram de ser transportadas ou ficaram para o final da fila.
Embora o mercado aponte para um crescimento no mercado, com picos fortes em datas comemorativas, há o alerta de que as transportadoras ainda precisarão lutar contra a escassez de contêineres e voos de carga.
O cenário mostra que faltam espaços nos navios e aviões, contêineres e que os valores dos fretes aumentam semanalmente para as importações provenientes da China, pressionando a cadeia da logística internacional para o atendimento da demanda.
A movimentação das vacinas também tem sido um agravante para essa situação. Sua entrega tem prioridade total nos voos, o que acaba por deixar cargas normais para trás, independente de preço ou prioridade.
Projeções para o transporte internacional e desembaraço
O momento mostra uma variação alta dos valores de fretes, tanto marítimos como aéreos. Taxas de garantia ou prioridade no embarque poderão sofrer ainda outras alterações.
Ao mesmo tempo que os preços tendem a subir, os problemas com os prazos continuam. Sobretudo, pela pouca quantidade de agentes para vistorias das cargas.
Sem falar na redução de equipe nos órgãos públicos, o que tem ocasionado erros em documentações, falhas e demora nos serviços, deixando o processo de desembaraço ainda mais demorado.
Enquanto a vacina não mostrar, efetivamente, os resultados esperados, esse pode continuar sendo o cenário para o comércio exterior.
Quais estratégias os importadores devem adotar?
Nesse momento, é imprescindível estar informado sobre o mercado de importação e exportação e sobre a movimentação dos países.
Como todas as mudanças são balizadas pelas mortes causadas pela pandemia, novas medidas de contenção ou liberação nos processos podem ser adotadas.
Isso pode refletir tanto nos preços do transporte internacional como nos prazo para a chegada das cargas.
Para evitar contratempos com preços elevados e demora nas entregas, é importante manter a comunicação aberta com toda a cadeia de fornecedores e clientes, com um diálogo claro que demonstre as dificuldades enfrentadas e os esforços em driblá-las.
E para nortear tudo isso, esteja à frente.
- Planeje as importações com antecedência para conseguir negociar melhores taxas e prazos, contando com os imprevistos de liberação da carga.
- Antecipe embarques ou divida suas cargas em diferentes conhecimentos de embarque e contêineres, aumentando assim a chance de entrega de acordo com a liberação dos navios.
- Crie grupos de trabalho entre as áreas de planejamento, supply chain, produção e logística, e também entre profissionais da empresa e os fornecedores ligados à cadeia logística, para que todos tenham uma visão macro dos desafios e possam compartilhar informações com velocidade.
- Antecipe também o contato com a empresa responsável pela contratação do transporte internacional, de forma a permitir a avaliação cuidadosa de todas as alternativas possíveis de transporte como portos, aeroportos, rotas e tipos de contêiner. O ideal é que esse contato ocorra pelo menos 2 semanas antes do embarque. Talvez um pouco mais, caso trate-se de uma operação nova de importação.
- Por fim, garanta que suas operações sejam feitas por empresas especializadas em comércio internacional e logística, pois a experiência ajudará a reduzir essas dificuldades e contratempos.
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